Menu

domingo, 4 de janeiro de 2015

5 cuidados que uma cacheada deve ter com o uso do Shapoo

Desde que assumi meu cabelo  um dos meus passatempos preferidos passou a ser estudar sobre os cachos para entender a melhor forma de cuidar da minha cabeleira. Com o passar do tempo comecei a identificar certos hábitos que faziam mal a esse tipo de fio, e percebi que pequenos cuidados podem fazer uma grande diferença no resultado final dos cachos, um desses cuidados é com o uso do Shampoo.

Todo mundo está cansado de escutar que fios de uma cacheada requer muita hidratação devido o formato de mola que impede que a hidratação natural desça da raiz até as pontas e se distribua ao longo do fio. Entretanto, as vezes mesmo fazendo hidratações percebemos que nosso cabelo permanece ressecado, com frizz ou com aquele aspecto de palha. Tudo isso pode ser culpa do uso errado do shampoo, por isso separei cinco dicas pra ajudar na escolha e na aplicação de nosso higienizador capilar.

1- Fuja dos Shampoos transparentes

Os shampoos transparentes geralmente tem um maior poder de limpeza, mas além de limpar eles mandam embora proteínas importantes para o revestimento e proteção de nossos fios. Deem preferencia aos Shampoos perolados, leitosos ou em creme. Esses, possuem poder hidratante e por isso oferecem uma limpeza mais suave e menos agressiva. 


2- Dilua o seu Shampoo em água antes de aplica-lo no cabelo

Geralmente temos o costume de aplicar o Shampoo diretamente no couro cabeludo e ele acaba se concentrando em uma parte  da cabeça. Ao diluir o Shampoo em um pouco de água antes de aplica-lo ele se espalha de uma maneira mais igual, permitindo assim uma melhor higienização e uma maior leveza dos fios. Eu costumo colocar uma quantidade mais ou menos do tamanho de uma moeda de um real no fundo de uma vasilha pequenina, acrescento água, misturo e coloco uma parte no cabelo. Depois de massagear um pouquinho o couro cabeludo vou jogando o resto da mistura nas áreas que eu sinto necessidade e volto a massagear. Além de sentir o cabelo muito mais limpo, economizamos produto e ainda faz mais espuma. 


3- Massageie a raiz com movimentos circulares e curtos

Quando vamos aplicar o Shampoo no cabelo, geralmente temos o impulso de esfregar bastante o couro cabeludo, as vezes com força e até usando a unha. Esse habito além de estimular a oleosidade, agride os fios. A melhor forma de aplicar o Shampoo é massageando com as pontas dos dedos, em movimentos curtos.  A dica é: se você se sentir relaxada, você está fazendo certo. Outra dica é fazer essa massagem com a cabeça para baixo, assim estimula-se a circulação sanguínea no couro cabeludo auxiliando no crescimento e fortalecimento dos fios. 

4-Nunca esfregue o comprimento

Se você é do tipo que entorna 1/4 do Shampoo na mão, enche o comprimento de espuma, brinca de fazer escultura de cabelo, enxágua,  e ainda repete o processo... Você tem que parar com isso já!
A aplicação do Shampoo deve ser feita somente na raiz do cabelo, conforme explicado acima, deixando que a espuma escorra pelo comprimento, mas nunca esfregando. Se por acaso você sentir os fios pesados e precisando de uma 'limpeza a mais' você pode fazer uma mistura de água e bicarbonato que funciona como um shampoo ante-resíduos menos abrasivo. A Mari Moreno ensina muito bem como isso pode ser feito nesse vídeo aqui

5- Não utilize muitas vezes durante a semana

Quem tem cabelo cacheado tende a querer lava-lo muitas vezes durante a semana para reativar os cachos. Entretanto, não precisamos usar o Shampoo em todas as lavagens. A minha rotina é assim, se eu puder hidratar o cabelo eu lavo com Shampoo mas nunca ultrapassando o limite de três vezes por semana. E se por acaso eu sentir a necessidade de lava-lo mas não tiver tempo de hidratar,  não uso o Shampoo, lavo somente com condicionador (Geralmente Yamasterol). Quebra um galho danado, não deixa meu cabelo pesado, e muito menos ressecado.


Dica Bônus...
Por muito tempo achei que Shampoo bom era aquele que deixava o cabelo rangendo, entretanto com o passar do tempo e estudo sobre cabelo passei a ver esse resultado como uma agressão aos meus fios. Seja perolado translucido ou como for, se rangel após a lavagem,  vai ressecar...


Então é isso pessoas. Agora que estou de férias e tenho tido mais tempo de cuidar do meu cabelo estou mais inspirada pra falar sobre ele, então em breve deve ter mais post por aqui.

Beijos e obrigada pela companhia!

2 comentários:

  1. Oi, Mayra! Lendo seu post pensei numa coisa que descobri a pouco tempo e que também é super bom para cabelos encaracolados (as meninas cacheadas amam!): rotina low/no poo. É sobre diminuir ou parar completamente de usar shampoos com sulfatos e produtos petrolados nos cabelos. Dá uma olhadinha que você vai curtir!
    Beijão!

    http://antiteses.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, vc por aqui...hehe
      Eu conheço essa rotina sim. E até sigo ela de uma maneira meio torta...estou tentando me adaptar, mas vez ou outra gosto de testar produtos que são bem avaliados por outras cacheadas mesmo que eles tenham pretolatos.... por isso continuo usando shampoos com sulfato e utilizando dessas dicas aí de cima.
      Obrigada pela visita. Beijokas!

      Excluir