Menu

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Foca em ação: Um ano de Jornalismo - O Começo #T01S01

Tem coisas na vida que a gente não sabe explicar de onde vem. Foi assim com a escolha da minha profissão. Desde que me entendo por gente quando me perguntavam: ' O que você quer ser quando crescer?',  a resposta já estava na ponta da minha língua: 'Quero ser Jornalista'. Me recordo até de uma redação sobre o assunto que fiz lá 4 série do ensino fundamento em que eu dizia: Quero um dia estar ao lado do William Bonner no lugar de Fátima Bernardes. (Relevem o duplo sentido da frase, eu era apenas uma criança.)

Bom, o tempo passou  e levou junto com ele o sonho de ser uma jornalista 'Padrão rede Globo' dando lugar  a um impulso por descobrir opções alternativas de se fazer jornalismo. Sendo assim, depois de um ano conturbado no cursinho consegui realizar dois grandes sonhos: morar sozinha, e estudar fora em uma universidade pública. Daqui a duas semanas as minhas aulas retornam, mas pra mim nem parece que já estou no segundo ano de faculdade. A empolgação e ansiedade é a mesma de quando eu era uma caloura. E é justamente pensando nos calouros, que resolvi fazer uma série de posts contando como foi esse meu primeiro ano de faculdade. Tenho visto que muitos dos amiguinhos novos que estão chegando no meu curso se sentem meio perdidos em relação a tudo isso, e talvez esses posts possam ajuda-los a se inteirarem melhor de como funciona esse universo.

Escolhendo a faculdade
Eu não sei se eu já contei aqui que sou natural de Governador Valadares- MG, e eu gosto muito de minha cidade mas eu sempre quis fazer faculdade em outro lugar. A princípio eu não queria sair de Minas nem ir para uma faculdade muito distante, mas acabei indo parar na Bahia em uma cidade que até então eu nem conhecia. Eu passei pelo Sisu, então o que eu fiz foi colocar a primeira opção em uma faculdade que eu queria passar e achava que teria possibilidade (UFV), e a segunda opção em uma faculdade que eu tinha certeza que iria passar de acordo com a minha nota (UESB).  Passada a interminável semana do Sisu saiu o resultado e eu fui aprovada na primeira chamada para a UESB.

Paaai, eu vou morar na Bahia!
Passada a euforia da aprovação, depois de responder aos inúmeros comentários de felicitações de meus faceamigos ( Sim, porque colocar o print do recado de aprovação do Sisu na rede para todo mundo ver,  é uma parte muito importante do processo) me dediquei a convencer meus pais de que eu já era madura e responsável o suficiente para embarcar nessa jornada. Como era algo que eu já falava que desejava fazer a algum tempo, eles até que já estavam meio preparados.

Onde é que vou morar?
Eu não conhecia ninguém em Conquista, nem fazia ideia de como era a cidade. Então o jeito foi me virar pela internet. Eu comecei procurando por apartamentos e kitnet para alugar, mas logo vi que nada se encaixava em meu orçamento, então resolvi procurar por uma republica. Depois de muito custo descobri um grupo no Facebook chamado liga das republicas UESB. Lá tinha muita gente procurando por moradia, mas também tinha muita gente oferecendo moradia. Entrei em contato com várias meninas que ofereciam vagas em republicas femininas perguntando informações sobre a localidade da casa, valor das despesas básicas e etc. No dia em que fui pra conquista fazer a matricula na faculdade, visitei algumas casas e assim fiz a escolha de onde iria morar.

A mudança
Como moro muito longe de conquista, acabei não levando nenhum móvel, apenas roupas e um pequeno enxoval montado por mainha. Inclusive mainha foi muito amor nesse inicio. Ela se atentou para detalhes que nem passavam pela minha cabeça, mas que fizeram toda a diferença no começo da minha adaptação...conto mais em um post em breve.

Primeiras impressões
Quando eu cheguei em Conquista já dei de cara com uma paralisação da universidade,o que foi bem ruim pois só aumentou a minha ansiedade pra que tudo começasse logo. Me lembro que nessa semana os veteranos deram um recado de que um tal professor iria dar aula mesmo com a paralisação, eu não acreditei muito, mas ainda assim resolvi ir. Eu fui a unica caloura que apareci, mas ainda assim não me arrependi pois nesse primeiro contato percebi a diversidade de pessoas que o curso possuía, percebi que os veteranos não eram tão assustadores, percebi que aquele campus vazio era o lugar mais inspirador que eu já havia conhecido, percebi que aquele era realmente o lugar onde eu queria estar...


Nó próximo post vou contar para vocês sobre a primeira semana de aula e o tão temido trote.

Beijos e até daqui a pouco...
















Nenhum comentário:

Postar um comentário